O TRT-MG promoverá, no próximo dia 18/10, o evento Memórias e Experiências: Valorização da Pessoa Aposentada para a integração de servidores e magistrados aposentados. O objetivo é reforçar o sentimento de pertencimento e inclusão, e por isso, serão divulgadas iniciativas como a Central do Aposentado, uma área na intranet que reunirá todas as informações de interesse desse público, e outras ações. Dentre elas, será disponibilizado um formulário para magistrados aposentados que tenham interesse em exercer trabalho voluntário no TRT-MG.
Magistrados e servidores aposentados e da ativa poderão participar do evento, que pretende ser um momento de integração e troca de experiências. A atividade será realizada no auditório da Escola Judicial, rua Guaicurus, 201, Centro, Belo Horizonte - MG, em 18/10, de 14 às 16h. Na programação está prevista uma Roda de Conversa e apresentação musical com Diza Franco, servidora aposentada. Os interessados devem se inscrever, preenchendo o formulário de inscrição. O convite para participação no evento será enviado por e-mail.
Ações de valorização do aposentado
Além de já ser um projeto da presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, mencionado na ocasião da posse na Presidência do Tribunal, as ações de valorização do aposentado também seguem as orientações da Resolução 526/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A resolução prevê algumas ações a serem adotadas pelos tribunais, como incentivar o trabalho de magistrados como instrutores ou discentes das Escolas Judiciais, atuar como conciliadores e em ações da Justiça Restaurativa. A norma torna também obrigatório que os tribunais promovam os Programas de Preparação para Aposentadoria, iniciativa que o TRT-MG já adota desde 1993.
FONTE: TRT3