A juíza Maria Raquel Zagari Valentim, que atuava como titular na titular da 46ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, foi empossada na tarde desta sexta-feira, 19 de maio, no cargo de desembargadora do TRT da 3ª Região, em solenidade realizada no plenário do 8º andar do edifício sede do Tribunal. Representando a Amatra3, esteve na cerimônia a vice-presidente, Anaximandra Kátia Abreu Oliveira, que compôs a mesa de honra ao lado dos desembargadores Ricardo Antônio Mohallem (presidente do TRT3), Fernando Luiz Gonçalves Rios Neto (Corregedor do TRT3), da Coordenadora de 1ª e 2ª Grau da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região, Mariana Lamego de Magalhães Pinto e do Diretor Geral do TRT3, Carlos Athayde Valadares Viegas.
A cerimônia, transmitida ao vivo pelo YouTube oficial do TRT3 (clique aqui), contou com a presença de diversos magistrados da 1ª e 2ª instância, servidores e familiares da nova desembargadora.
A magistrada foi empossada pelo critério de antiguidade, em vaga decorrente do falecimento do desembargador Oswaldo Tadeu Barbosa Guedes. O nome da nova desembargadora foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária do Tribunal Pleno, realizada no dia 13 de abril. Durante a posse, a nova desembargadora foi homenageada com a Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Ari Rocha, recebendo a medalha no grau Grã-Cruz.
SOBRE A DESEMBARGADORA - Maria Raquel Ferraz Zagari Valentim ingressou na magistratura trabalhista no cargo de juíza do Trabalho substituta em 1993, por concurso público, no TRT da 2ª Região (São Paulo). Transferida por permuta para o TRT-MG em 1996, no cargo de juíza presidente da Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ), presidiu a 1ª JCJ de Uberlândia, 1ª JCJ de Alfenas, 1ª JCJ de Caxambu e 1ª JCJ de Juiz de Fora. Além disso, foi juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, da 2ª VT e 46ª VT de Belo Horizonte.